Smarty Forum Index Smarty
WARNING: All discussion is moving to https://reddit.com/r/smarty, please go there! This forum will be closing soon.

verificar formulario

 
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Smarty Forum Index -> Language: Portuguese
View previous topic :: View next topic  
Author Message
marlonsouza
Smarty n00b


Joined: 12 Mar 2009
Posts: 1

PostPosted: Thu Mar 12, 2009 5:24 pm    Post subject: verificar formulario Reply with quote

amigos do forum smarty, preciso da ajuda de voces, estou adaptando meus codigos para PHP-OO e smarty, e me deparei com algumas duvidas que preciso para dar continuidade ao meu codigo.

como faco para verificar os dados de um formulario antes de inseri-los no banco?
Back to top
View user's profile Send private message
GersonGFPN
Smarty Rookie


Joined: 22 May 2009
Posts: 10

PostPosted: Fri May 22, 2009 4:15 pm    Post subject: Re: verificar formulario Reply with quote

marlonsouza wrote:
amigos do forum smarty, preciso da ajuda de voces, estou adaptando meus codigos para PHP-OO e smarty, e me deparei com algumas duvidas que preciso para dar continuidade ao meu codigo.

como faco para verificar os dados de um formulario antes de inseri-los no banco?


Não sei se entendi a sua dúvida, você poderia ser mais específico?

visto que o Smartu lhe traz uma ferramente para "apresentação de telas" você deve fazer estas validações de formulário como faria antes de usar o smarty.

Eu aconselho a você utilizar JavaScript primeiro do lado do cliente, verificando se todos os campos foram digitados corretamente e ainda dom JavaScript marcando os campos para que forcem o usuário a digitar corretamente informações, como se o campo é para números, como valor, data de nascimento, código etc... trave o input para aceitar apenas números, também existem diversos código na web prontos para usar Mascara que ajuda e muito neste processeo.

Em seguinda no lado do Servidor, a a página que receberá as informações deve ter tomada de decisão que serão capazes de verificar se as informações passadas são corretas e podem ser gravadas no banco.

Uma dica boa, é incluir nos values do seu FORM as variaveis smarty exemplo:

<input type="text" value="{$nomeCompleto}".......>

Aprimeira vez que ó .tpl for aberto, esta variavel não existirá, e o usuário vai proceder da maneira normal, entretanto no arquivo recebeFormulario.php ( por exemplo ) você após fazer todas as verificações, e notar que há um erro de preenchimento, poderá setar as variaveis do formulário e exibir novamente o tpl...

exemplo:
<?php
$nomeCompleto = $_POST['nomeCompleto']; // pega-se os valores
....
//Verificações dos dados

if($erros) // se tiver erros
{
$objSmarty->assign("nomeCompleto", $nomeCompleto);
.. //outras variaveis do formulário a serem carregadas.
$objSmarty->display("telaFormulario.tpl");
exit(); //interrompe a continualção do script.
}
// se não tiver erro o script continua e vc segue sua vida... kk

espero que tenha ajudado.
?>
Back to top
View user's profile Send private message
GersonGFPN
Smarty Rookie


Joined: 22 May 2009
Posts: 10

PostPosted: Fri May 22, 2009 4:16 pm    Post subject: Reply with quote

A desculpe, esqueci de dizer que você também poderá usar Plugins ou Add Ons para esta finalidade..
Back to top
View user's profile Send private message
Display posts from previous:   
This forum is locked: you cannot post, reply to, or edit topics.   This topic is locked: you cannot edit posts or make replies.    Smarty Forum Index -> Language: Portuguese All times are GMT
Page 1 of 1

 
Jump to:  
You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot vote in polls in this forum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Protected by Anti-Spam ACP