Get Smarty

Donate

Smarty Icon

You may use the Smarty logo according to the trademark notice.

Smarty Template Engine Smarty Template Engine

For sponsorship, advertising, news or other inquiries, contact us at:

Sites Using Smarty

Buy cheap glasses from Cheapglasses123.com and save up to 80%.

Where to buy prescription glasses? EyewearCanada.com is your best choice!

Visit www.sport-kick.com for cheap soccer cleats, sneakers and Soccer Jerseys updates

Advertisement

Chapter 9. Arquivos de Configuração

Arquivos de configuração são úteis para designers que gerenciam variáveis globais para os templates à partir de um arquivo. Um exemplo são as cores do template. Normalmente se você quisesse mudar o tema de cores de uma aplicação, você teria que abrir cada arquivo de template e alterar as cores. Com arquivos de configurações, as cores podem ser armazenadas em um lugar, e apenas um arquivo precisaria ser alterado.

Example 9.1. Exemplo de sintaxe de um arquivo de configuração


# variáveis globais
tituloPagina = "Menu Principal"
corfundoPagina = #000000
corfundoTabela = #000000
corlinhaTabela = #00ff00

[Consumidor]
tituloPagina = "Informações do Consumidor"

[Login]
tituloPagina = "Login"
focus = "nomeusuario"
Intro = """Este é um valor que ultrapassa uma 
           linha. Você deve colocá-lo 
           dentre três aspas."""

# seção invisível
[.BancoDeDados]
host=meu.dominio.com
bd=LIVRODEVISITAS
usuario=usuario-php
senha=foobar


Valores de variáveis de arquivos de configuração pode estar entre aspas, mas não é necessário. Você pode usar tanto aspas simples como duplas. Se você tiver um valor que ocupe mais de uma linha, coloque-o dentre três aspas ("""). Você pode colocar comentários em arquivos de configuração com qualquer sintaxe que não é válida para um arquivo de configuração. Nós recomendamos usar um # (cancela) no início de cada linha que contém o comentário.

Este arquivo de configuração tem duas seções. Nomes de seções devem estar entre conchetes []. Nomes de seção podem ser string arbritraria que não contenham os símbolos [ ou ]. As quatro variáveis no topo são variáveis globais, ou variáveis que não pertencem à uma seção. Estas variáveis sempre são carregadas do arquivo de configuração. Se uma seção em particular é carregada, então as variáveis globais e as variáveis desta seção também são carregadas. Se uma variável de seção e global já existirem, a variável de seção será utilizada. Se você tiver duas variáveis na mesma seção com o mesmo nome, a última será utilizada.

Arquivos de configuração são carregados no template usando a função embutida config_load.

Você pode esconder as variáveis ou uma seção inteira colocando um ponto antes do nome da seção ou variávei. Isso é útil em casos no qual sua aplicação lê arquivos de configuração e obtém dados sensíveis que não são necessários para o sistema de templates. Se a edição de seus templates é terceirizada, você terá certeza que eles não irão ler os dados sensíveis do arquivo de configuração que é carregado no template.

Comments
No comments for this page.

Advertisement